Picture

Nasci na cidade de Firmino Alves, estado da Bahia, mas passei parte da minha infância e adolescência em Vitoria da Conquista. Sou formada 
em letras, mas nunca exerci a profissão de professora. Trabalhei no 
departamento de reservas da VASP, que foi o meu primeiro emprego ,
o qual me deu uma base para a minha vida profissional no futuro . 

Trabalhei em diversas agencias de turismo e por ultimo como Freelancerpara a Lufthansa de São Paulo, onde tive o meu primeiro contato com as feiras alemãs e trouxe o primeiro grupo de empresários da área de panificação do Brasil para a feira IBA 1980 em Düsseldorf.

Trabalhei na Alemanha, antes de me tornar empreendedora, como recepcionista para a Messe Düsseldorf.Trabalhos esporadicos.

O que me motivou a empreender foi o fato que eu sabia, que jamais poderia ocupar o lugar em uma empresa, onde o alemão pudesse fazer o mesmo trabalho que eu. E no mercado havia a necessidade de assistência a visitantes e expositores brasilerios participantes nas feiras em Düsseldorf.Eu queria manter um contato intenso com o Brasil e ser útil aos dois países. Queria me manter atualizada no mundo dos negócios.

A minha ideia de negócios veio da minha experiencia, eu vendia muito pacote para as feiras na Alemanha., la no Brasil.E sentia a necessidade de ter um apoio local, que falasse o idioma e que entendesse a mentalidade dos brasileiros.

Os meus maiores obstáculos? O idioma, o desconhecimento das leis trabalhistas e o fechamento de contrato com empresas terceirizadas.

Segundo minha experiencia, o sucesso da minha empresa vem da minha paixão pelo trabalho, prazer em servir, facilitando a vida dos clientes , atenuando a barreira cultural  e muita persistência.

Meu maior erro foi deixar as vezes o coração ou o impulso vencerem a razão.

Minha dica pra outros empreendedores brasileiros no exterior: 
Primeiro, domine o idioma local, procure um bom advogado para lhe orientar com todos os tramites jurídicos locais, e faça um “business plan” bem realista, para não gastar mais do que o que ganha. Escolha o que realmente gosta de fazer, como se fosse um Hobby remunerado.

Para conhecer melhor a empresa da Iramaia, visite o site:
http://www.iramaia.com