Picture

Em Novembro de 2016, uma amigo querido, de muitos anos, me contactou e apresentou um projeto novo, em que esta trabalhando, que se chama FIEMGLAB. Através do processo de me apresentar o projeto, ele também me apresentou todo o universo de start ups que esta se estabelecendo na região de Belo Horizonte.

Como sempre no meu universo, tudo é conectado, e eu vejo conexões ainda invisíveis pra maior parte dos olhos, eu resolvi, durante a minha já planejada viagem a BH em Fevereiro de 2017, organizar um evento, sobre as oportunidades e desafios de vender seus produtos e serviços, como empresa brasileira, em mercados internacionais.

Quando comecei o processo de desenhar o conteúdo do evento, inicialmente pensando em fazer somente uma palestra de 2 horas, eu mesma. Mas ai neste meio tempo faço um curso de “Multiply your impact” e ai, BOOM, entrei em contato com algumas pessoas que na minha opinião poderiam agregar valor ao evento, e todas as respostas foram super positivas.

O tempo era curto e inadequado, afinal entre Natal e carnaval no Brasil, não se acontece muitas coisas no mundo dos negócios. Entretanto de acordo com minha agenda 2017, era este o momento, ou não seria em 2017.

Assim comecei o projeto, incluindo o Peterson Teixeira, pra me ajudar na área de Marketing Digital e tive uma troca super positiva com a Selene Gama, da Finlândia, onde trocamos muitas ideias sobre o conteúdo do evento, segundo nossas experiencias em eventos internacionais.

Assim nasceu a comunidade GO GLOBAL BRAZIL. O evento não lotou como esperávamos, mas como o universo é mais sábio que nos mesmos, a oportunidade de podermos interagir de forma mais intensiva no pequeno grupo de participantes, se tornou algo especial e muito mais valioso, pro sucesso só evento.

Conheci projetos maravilhosos, recebemos cumprimentos de todos os que estavam presentes, com um feed back, que me impressionou. Entregamos conteúdo de valor, pragmático e não só de “palco”. 

Os dias pós-evento, foram maravilhosos, cheio de reuniões, encontros e trocas, com potencial de parcerias, super fértil.

O que aprendi neste processo sobre nossa atual condição como empresários, empreendedores brasileiros: Nossos empresários, empreendedores são tao tomados pelas atividades operacionais do quotidiano,  que não percebem a importância de constantemente se atualizarem, olhando pra novas oportunidades e horizontes.

Não ha a compreensão que mesmo que você já esteja satisfeito, e não queira expandir, se não se atualizar, seu negocio se tornara obsoleta. Por isto a alta rotatividade de empresas no mercado, e curto ciclo de vida. Secretarias e recepcionistas se posicionam como goleiros, pra não deixar passar uma bola, evitando assim que informações importantes cheguem a seus patroes. O nível de arrogância é indescritível.

A presença de órgãos do governo como liderança no processo de desenvolvimento econômico, é antagônico a dinâmica do mercado empresarial. O Brasil é feito só pra quem mora no pais, se você é estrangeiro, ou mesmo brasileiro, como eu, mas mora fora, todos os processos, que sejam bancários, compra de serviços e produtos na internet, acesso a informação, é quase impossível, sem um CPF, um CNPJ ou um numero de telefone local. Vivemos como em uma bolha só pra brasileiros, em um mundo globalizado. O narcisismo é um dos piores desvios de personalidade, seja individual ou social, que uma nação pode ter, infelizmente, é assim que nos percebo. O imediatismo mata toda e qualquer possibilidade de prosperidade, pois as pessoas estão tao ligadas em ganhar dinheiro rápido, a todo custo, que não conseguem perceber que não é se tornando “centro de custo” e sim “centro de receita” que sera uma parceiro a médio e logo prazo, de vendas repetidas com o mesmo cliente, e uma boa imagem no mercado. Todos somos “desonestos” até se provar o contrario.
Oportunidades: Nossa moeda que esta baixa no momento em relação ao Dollar, Euro. A crise pode ser a oportunidade que precisamos pra superar nosso narcisismo e começarmos a pensar mais global, enriquecendo assim a qualidade de nossos produtos e serviços e nos tornando mais competitivos a nível global.

Ainda bem que existe uma nova geração, que já tendo tido a oportunidade de vivenciar culturas mais desenvolvidas de negócios, estão mudando o cenário e a dinâmica do mercado no Brasil. Os profissionais brasileiros, quando são bons, são realmente de primeira liga, pena que são excessos e não a regra. Ainda se encontra pessoas abertas e com sede de oportunidades! Existe muito desperdício de inteligencia, energia, e dificuldade de converter potencial em resultados.

Enfim, como balança final, muito feliz de todo o aprendizado. Agora vamos colocar o evento digitalizado a fim de dar oportunidade a você, que não pode vir ao evento, ou não soube sobre o evento, a assisti-lo online, e se integrar a nossa comunidade GO GLOBAL BRAZIL.

Para os participantes do evento, já estaremos tendo um webinar, durante o mês de Maio, a fim de darmos os primeiros em direção a concretização de projetos.

O próximo evento GO GLOBAL BRAZIL, já esta previsto pra Setembro, Outubro deste ano, Vamos manter vocês informados.

Nosso facebook GO GLOBAL BRASIL , nosso website GO GLOBAL BRAZIL.
Agora já me preparando pra minha próxima aventura em Londres, o evento “PAPO DE MULHER E PREMIO ATITUDE”

Até a próxima, desejo muita luz e sucesso a todos vocês!
Anamasté 🙂